Artigo FitOne Academia | fitone.com.br

FIT EM CASA ESPECIAL AOS SÁBADOS

Por: fitOne as 20/05/2020

FIT EM CASA ESPECIAL AOS SÁBADOS

Final de semana em casa, motivações para mudar seu estilo de vida e exercício efetivos e leves!

Começamos com: Prática, Prevenção e Tratamento - Complexo do Ombro.

     O corpo, sendo uma máquina integrada, cria compensações para suprir déficits de funcionamento, precisamos agir para corrigi-las e manter a máquina eficiente. Traduzindo, você tem que conhecer o seu corpo! Entenda que somos uma corrente em que cada elo contribui com o pleno funcionamento do todo.

     Comece revisando sua postura e percebendo quais são os movimentos mais repetidos em suas atividades diárias. Assim iniciamos a investigação das compensações que sobrecarregam uma ou mais articulações e suas estruturas e, se tem alguém que sofre com frequência é o ombro: bursite subacromial, tendinopatia, síndromes do manguito rotador e do impacto. É lesão que não acaba mais e você aí achando que manguito vai resolver tudo.
     O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano e por isso, possui alta demanda funcional, mas seu problema é a instabilidade. Para que se mova em grandes amplitudes, quatro articulações atuam em conjunto e formam o complexo do ombro: a articulação glenoumeral (liga o braço ao tronco), estabilizada pelo famoso manguito rotador, a acromioclavicular, a esternoclavicular e a escapulotorácica, que é denominada falsa por ser estabilizada apenas por músculos dorsais. Fica claro que não basta focar apenas em rotações para garantir estabilidade, né?

     Promova estabilidade em todos os planos de movimento, garanta mobilidade à cadeia anterior, à coluna torácica e à cintura escapular, sem esquecer de tonificar os músculos que sustentam as escápulas e corrigir problemas posturais como a hiperlordose e a cifose. Que tal trocar seu aquecimento na esteira por ativações das cadeias musculares que permeiam as articulações que serão mais utilizadas na sessão de treino? Acredito que seja o momento mais oportuno para entender melhor o funcionamento do corpo e realmente se preparar para a sobrecarga. Entenda que o foco da dor é um reflexo de um sistema que não está adequado. Vá descobrir o seu corpo, estude, mergulhe, ouça, pratique e pare de sentir dor!

Estamos lançando nosso programa específico para os sábados. Discutiremos sobre o final de semana em casa, motivações para mudar seu estilo de vida e fatos/curiosidades da relação exercício e reações corporais. Fique atento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Comentários